Educar....

Educar é realizar a mais bela e complexa arte da inteligência.
Educar é acreditar na vida, mesmo que derramemos lágrimas.
Educar é ter esperança no futuro, mesmo que os jovens nos decepcionem no presente.
Educar é semear com sabedoria e colher com paciência.
Educar é ser um garimpeiro que procura os tesouros do coração.

In: Prefácio do livro Pais brilhantes, professores fascinantes, de Augusto Jorge Cury

Ser professor é...

Professar a fé e a certeza de que tudo terá valido a pena se o
aluno sentir-se feliz pelo que aprendeu com você e pelo que ele lhe ensinou...
É consumir horas e horas pensando em cada detalhe daquela aula que, mesmo ocorrendo todos os dias, a cada dia é única e original...
É entrar cansado numa sala de aula e, diante da reação da turma, transformar o cansaço numa aventura maravilhosa de ensinar e aprender...
É importar-se com o outro numa dimensão de quem cultiva uma planta muito rara que
necessita de atenção, amor e cuidado.
É ter a capacidade de "sair de cena, sem sair do espetáculo".
É apontar caminhos, mas deixar que o aluno caminhe com seus próprios pés..
É ser mãe, pai, irmão, avô,
É ser ciência, paciência.
É ser ação, é ser bússola, é ser farol.
É ser luz, é ser sol.
É ser artista, malabarista, pintor, escultor, doutor, musicólogo, psicólogo..

sábado, 5 de dezembro de 2009

Avaliação de Ciências

 Avaliação de Ciências
Todo ser vivo é composto de células. Cada uma é como uma fábrica microscópica, em que acontecem milhares de ralações químicas que mantêm a vida. As células podem se dividir em duas indefinidamente. Alguns seres vivos, como as amebas, têm apenas uma célula. Outros, como nós mesmos, temos bilhões (...). As células das plantas são diferentes das células dos animais de duas formas. As paredes de suas células são rígidas e podem produzir sua própria comida.

1) Responda as perguntas de acordo como texto:(1,0 cada)

a)O que acontece nas células que mantêm a vida? ___________________________________________
b) Todos os seres vivos têm o mesmo número de células? _____________________________________

c) No que as células das plantas são diferentes dos animais? ____________________________________

2) Numere a segunda coluna de acordo com a primeira: (0,5 cada)

( 1 ) células ( ) reunião de vários órgãos

( 2 ) tecidos ( ) conjunto de tecidos

( 3 ) órgãos ( ) conjunto de células

( 4 ) sistemas ( ) menores partes que formam o corpo humano

( 5 ) organismos ( ) reunião de todos os sistemas

3) Complete com as informações abaixo. (0,5 pontos cada)
Tecido muscular            Núcleo              Membrana         Tecido epitelial           Citoplasma

a) Tecido formado por músculos: _____________________________________
b) Tecido que forma a pele: ________________________________________
c) Responsável pelo funcionamento e pela reprodução celular. Nele está o DNA material genético no qual ficam os genes, que contêm todas as características hereditárias do ser vivo: ______________________________________________
d) É uma película que envolve a célula. Regula a entrada e a saída de substancias na célula;_______________________________________________
e) É a parte gelatinosa que nutre a célula. Contêm diversas organelas que são responsáveis por importantes funções celulares: __________________________

4) O planeta Terra é um superorganismo que vive em equilíbrio, contudo o homem tem desempenhado um papel negativo na natureza, quebrando esse equilíbrio. Relacione as conseqüências desse desequilíbrio com as atitudes a serem tomadas pela humanidade para impedir a destruição da natureza. (0,5 pontos cada)
( A ) Excesso de lixo
( B ) Falta de água

( C ) Aquecimento Global

( D ) Extinção de espécies.

( ) Não poluir os rios, tomar banhos rápidos, fechar as torneiras.

( ) Evitar o desmatamento, as queimadas e a caça.

( ) Andar a pé, colocar filtros de fumaça em fábricas.

( ) Consumir produtos naturais, evitando enlatados e outros produtos que tenham embalagens.

5) O homem tem se comportado como um ser inconseqüente ao explorar os recursos naturais. Provoca queimadas que, além de produzir o gás carbônico (C02) matam os animais e os vegetais. O solo da região fica desgastado, apresenta buracos e deslizamento de terra.

Assinale a alternativa que contém o fator de desequilíbrio ambiental que não está relacionado com o texto anterior. ( 0,5 pontos)

a) Erosão

b) Efeito estufa

c) Ação do homem sobre a fauna e a flora

d) Produção de lixo.


Enviar para o Twitter

2 comentários:

  1. MUITO BOM SEU BLOG. ESTÁ DE PARABENS. CONTINUE FAZENDO ESSE TRABALHO MARAVILHOSO, QUE É UM DOM DE DEUS. VOCÊ É ESPECIAL PARA DEUS E PARA MIM. OBRIGADA. BJS

    ResponderExcluir
  2. Oi Profª Márcia.
    Excelentes avaliações.Também tenho muitas, principalmente de Matemática. Em breve vou ter um blog e trocaremos muitas atividades pedagógicas.
    Profª Marta.

    ResponderExcluir